Muitos de nós adoramos um bom cafezinho ou mesmo um café com leite, porém ao longo dos anos muita polêmica foi gerada sobre essa questão.
Então devemos tomar café?
Bem, talvez nem todos devamos tomar.
Cada caso é um caso, mas com o Ayurveda podemos aprender algumas dicas para tomar um café mais saudável.
1- Café bom é o de grão. Eu sei que é muito mais prático o café em pó, mas a qualidade do nosso café em pó nem sempre é das melhores e é comum acrescentar outros ingredientes na mistura. Ou seja, nem sempre estamos tomando café de verdade. Ao moermos os grãos (o que deve ser feito só na hora do preparo) teremos a certeza da procedência. Além disso, poucos minutos após o café ser moído ele começa um processo de oxidação que irá gradualmente elevando os níveis de cafeína. Assim, se moermos nosso café imediatamente antes do seu preparo, teremos um café com um teor beeemmm mais baixo de cafeína (e quem sabe daí você possa abrir do do descafeínado?).
2 - No Ayurveda as bagas da semente do cardamomo (procure no seu mercado) são um antídoto natural para as toxinas do café. Assim coloque algumas bagas com os grãos ao moer ou mesmo no coador junto com o pó ao passar o seu café. Isso, por si só, já irá diminuir consideravelmente qualquer tipo de toxicidade do café.
Se você é daqueles que, como eu, não passam sem um café com leite segue aqui algumas dicas do Ayurveda para o preparo dessa bebida que anima os cansados e conforta os desanimados ;)
1- Se for possível, utilize apenas leite natural da vaca não pasteurizado. Eu sei, eu sei... É quase impossível conseguir isso nas grandes cidades, mas se você (por um acaso) tiver acesso, aproveite, pois nada substitui o leite saído direto da vaquinha. Direto da vaca ou não, é crucial ferver o leite.
2 - Nunca aqueça qualquer leite no microondas!!! (Na verdade não aqueça nada!)
3 - Se você (como eu) tiver que se contentar com o leite Tetra Pak (fazer o que...) então vamos torná-lo um pouco mais palatável. Ao colocar o leite em sua leiteira para ir ao fogo adicione uma pitada mínima de pimenta preta e uma pitada generosa de cúrcuma (Açafrão da terra, aquele amarelinho) e deixe ferver. Feito isso, antes de misturar com o café, faça o favor de coar. Quase não vai alterar o gosto, porém a pimenta é um dos antídotos para o leite (elimina suas toxinas) e a Cúrcuma é um antimucolítico natural que irá remover o excesso de umidade provocada pelo consumo de leite. Com esse cuidado você poderá notar que muitas de suas dores articulares poderão diminuir ou mesmo cessar. Mas lembre-se, a cúrcuma só realiza o sequestro da umidade do leite na presença da pimenta preta. São gêmeos siameses que não dá pra separar.
Bem, se você gosta do café e é fã dos seus benefícios (sim ele tem benefícios como o fato de ser um poderoso antioxidante e amigo do coração), pode seguir estas dicas para um consumo mais amistoso para o seu organismo.
Podem copiar e divulgar, mas lembrem da fonte!!!! ;)
Rodrigo Silveira
lugarum.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário