Digite seu e-mail aqui e receba os novos post´s:

Viva com mais energia LugarYINcomum

quarta-feira, 14 de julho de 2010

O segredo das plantas medicinais

Vivemos em um tempo em que as antigas tradições estão sendo reavivadas cada dia mais. Cada vez mais pessoas estão olhando com uma visão renovada para o mundo natural e buscam reconhecer o sagrado que existe em todas as coisas.
Na Medicina Chinesa costuma-se dizer que existem 3 etapas para que um indíviduo recupere sua saúde. Primeiro a natureza ajuda o homem. Depois a humanidade ajuda o homem e, por último o homem volta a ser capaz de ajudar a si mesmo.
Os chineses, tão pacientes e observadores, perceberam que o primeiro passo para a recuperação da saúde é voltar a nos conectarmos com a natureza através de uma alimentação correta e também com a ajuda dos principios medicinais das plantas.
Informações sobre plantas medicinais estão hoje muito disseminadas e disponíveis a quem quiser saber mais. Também hoje podemos obter fitoterápicos de plantas do mundo todo através do comércio e, em geral, perto de nossas casas.
No ayurveda é dito que a melhor medicina é que a encontramos naturalmente perto de nossa casa. Quem já não viu uma plantinha nascer nas imediações de sua residência, no jardim ou em um terreno baldio ou mesmo em uma reentrância da calçada. Pois no ayurveda isso pode ser interpretado como uma resposta da natureza a necessidade de alguma pessoa que viva nas imediações.
Assim, cada um de nós, deveria se ocupar em conhecer melhor as plantas oriundas da região onde habitamos.
A natureza em sua sabedoria disponibiliza plantas medicinais de diferentes espécies em diferentes partes do planeta. Cada uma destas plantas esta aclimatada à região onde vive e compartilha com os seres vizinhos as mesmas condições de clima, solo, água e energia.
A melhor medicina que a natureza pode oferecer é a que faz parte da flora da região em que vivemos.
Esse é um dos muitos segredos das plantas medicinais.
Plantas que costumamos utilizar frequentemente podem ter muito mais para nos ensinar e ainda apresentarem propriedades mais variadas que as que habitualmente conhecemos.
Vamos citar o exemplo da cavalinha.
Esta é uma planta muito disseminada aqui no Rio Grande do Sul e muitas pessoas gostam de colocá-la junto com a erva mate para tomar o chimarrão por suas propriedades diuréticas. Realmente a cavalinha é uma planta extraordinária que além de ser diurética é uma remineralizadora do organismo e excelente regeneradora dos rins.
Entretanto se tomada in natura por longos períodos pode causar danos por seu alto teor de sílica e de uma substância chamada tiaminase. A cavalinha é uma das poucas plantas que pode-se considerar mais indicado utilizar em sua forma manipulada do que direto da natureza. Esse é mais um segredo das plantas medicinais.
Como este exemplo poderia ainda citar uma grande quantidade de outros segredos que a natureza guarda, mas que, com boa orientação e disposição, podemos aprender a desvendar e acessar.
Assim como a cavalinha, a maior parte das plantas medicinais, que muitas vezes ingerimos habitualmente, tem indicações e contra-indicações que precisam ser melhor conhecidas de todos para que possamos retirar o máximo de benefício sem causar transtornos à nossa saúde.
Se você gostou e quer aprender mais a respeito deste tema lhe convidamos a participar da palestra "O segredo das plantas medicinais" com Rodrigo Silveira do LugarYINComum. Consulte sobre locais e datas mais perto de você no site www.lugarum.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário