Seguindo nossa apresentação dos mais importantes óleos essenciais falaremos nesta postagem sobre a Hortelã.
Também conhecida como Menta, a variedade mais comum na aromaterapia é a Mentha piperita, porém outras mentas também são muito utilizadas como a Mentha arvensis e ainda a Mentha spicata.
As propriedades das Mentas, em geral, são semelhantes e ao falar de uma variedade praticamente estaremos falando de todas as demais.
O que você pode perceber é uma mudança sutil no aroma de cada uma delas, mas sempre com forte característica "mentolada" que é proporcionada pelo Menthol, o qual todas contém em grande quantidade.
A Hortelã apresenta um óleo essencial com característica picante e refrescante.
Tem cor clara e costuma-se aferir sua pureza colocando uma gota sobre uma folha de papel branco. Aguardar evaporar e, dentro de minutos, não deve haver mancha na folha.
É uma essência de nota alta e de média intensidade o que significa que esta é uma das primeiras essências a serem percebidas em um "blend". Os blends são as combinações de essências para formar uma composição aromática.
A intensidade está relacionada com a presença olfativa da essência. Esta característica determina o quanto de óleo devemos usar em um blend. Se a intensidade de uma essência for alta devemos utilizá-la em baixa concentração sob pena de mascarar os outros aromas na mistura.
Excelente óleo essencial para aliviar dores de cabeça e acalmar ânsia de vômito.
Tem efeito positivo sobre o fígado e o baço e na Medicina Chinesa é usada para eliminar invasões de vento externo.
Pode ser usada em rechôs, vaporizadores. Nos óleos de massagem deve ser utilizada com muita parcimônia, pois o efeito da hortelã pode ser excessivamente refrescante sobre a pele.
Plínio dizia que "o aroma da hortelã desperta a mente e seu sabor estimula o apetite e o estômago."
No plano energético utilizamos as mentas para "cortar o efeito" de feitiçarias e afastar espíritos de baixa vibração.
Os maiores produtores de óleo essencial de Hortelã são os E.U.A , o Canadá. e também a China.
As mentas devem ser evitadas por pessoas que fazem uso de homeopatia e deve-se evitar seu uso sobre as mucosas do corpo.
Para nossa próxima postagem estarei aceitando sugestões dos leitores para o próximo óleo. Deixe sua sugestão nos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário