Digite seu e-mail aqui e receba os novos post´s:

Viva com mais energia LugarYINcomum

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Chi Kung dos 8 Brocados de Seda


Muitos acreditam que Boddhidharma criou 8 exercícios os quais chamou de os 8 Brocados de Seda. Estes consistem de um sistema de trabalho mental, físico e ao mesmo tempo espiritual. Em cada exercício trabalhamos coordenando a respiração, concentração e o controle do corpo de forma que seja facilitada a canalização de energia (armazenagem, transmutação nos condutos energéticos, transformação em energia vital e evacuação da energia impura). Seus movimentos são lentos e suaves permitindo perceber o interior do nosso corpo; aprofundando uma grande lentidão respiratória e dirigindo a concentração para canalizar corretamente as energias.
O monge Boddhidharma, introduziu estas práticas nas disciplinas do Templo Shao Lin como um complemento físico que preparava os monges para a meditação. Esses movimentos iriam dotar os monges da vitalidade necessária para agüentar os longos processos de meditação, não somente pelo condicionamento físico, também por que estes exercícios conseguem trabalhar profundamente as energias, relaxar o espírito puro e trabalhar a consciência, ajudando no desenvolvimento espiritual.
Os benefícios da prática dos 8 brocados de seda:
• Fortalecer os órgãos internos.
• Ativar a circulação de energia.
• Exercitar os músculos
• Melhorar o movimento das articulações e dos ossos
• Promover o relaxamento
• Controlar o stress
• Prevenir lesões
• Criar um estado interior ideal para o desenvolvimento espiritual
Os 8 Brocados são possivelmente o estilo de chi kung mais conhecido no mundo. Sua história, para alguns, remonta a vários séculos e apontam o General Yueh Fei (um personagem lendário muito respeitado pelos chineses pois encarnou os ideais da valentia, lealdade e retidão).
Ao longo dos séculos este grupo de exercícios de Chi Kung para manutenção da saúde foi se fazendo popular graças a seus evidentes benefícios. Ainda que na origem sejam uma série de exercícios de Chi Kung Taoísta que se realizam tanto sentado como de pé, tem havido versões diferentes, como por exemplo, a da Escola Shao Lin. Os 8 Brocados Shao Lin são 8 primeiros padrões das também famosas 18 mãos de Lohan Shao Lin.
Estes exercícios são simples e seguros de realizar e podem ser praticados individualmente (cada deles um deles em separado) ou como uma série. O primeiro método é preferido para tratar doenças ou recuperar a saúde, ainda que o segundo seja para manter a vitalidade, flexibilidade e a boa forma física, porém não existem regras rígidas a esse respeito. Vai apenas depender do nível que o praticante tenha alcançado no treinamento do corpo, energia e da mente.

Participe do workshop "Chi Kung dos 8 Brocados de Seda" em Porto Alegre no dia 28 de maio de 2011 às 9 horas. Clique no título deste post para inscrições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário