Digite seu e-mail aqui e receba os novos post´s:

Viva com mais energia LugarYINcomum

domingo, 1 de agosto de 2010

Dicas de saúde do Ayurveda

Algumas vezes podemos encontrar pessoas com distúrbios de saúde cuja a origem pode nos passar desapercebida.

Dores de cabeça, membros rígidos, tonturas e outros desconfortos podem advir de uma habitual supressão das funções fisiológicas mais básicas.

O Ayurveda recomenda que tenhamos atenção com algumas atitudes que podem ser comuns à muitas pessoas que, por convenção social, acabam por reprimir o bom funcionamento do organismo.

Veja a seguir algumas informações a esse respeito:

Reprimir a necessidade de COMER, provoca: distúrbios do apetite, fraqueza, dores abdominais localizadas e tontura.
Isso pode ser solucionado com: alimentos leves e quentes e com um pouco de gordura (como caldo de carnes ou macarrão). Deve-se evitar comer em excesso para compensar.

Reprimir a necessidade de BEBER, provoca: boca seca, tontura, esquecimento, perda de lucidez, problemas cardíacos.
Isso pode ser solucionado com: ingestão de alimentos refrescantes (possivelmente uma fruta). Deve-se evitar bebidas muito geladas ou muito quentes.

Reprimir a necessidade de SOLUÇAR, provoca: enfraquecimento dos sentidos, dores de cabeça, rigidez de membros, deformação das maçãs do rosto.
Isso pode ser solucionado com: olhar brevemente para o sol, inalar vapores de aloe vera e sândalo.

Reprimir a necessidade de ESPIRRAR, provoca: amortecimento dos sentidos, dores de cabeça, perda de força na musculatura das bochechas.
Isso pode ser solucionado com: olhar brevemente para o sol, inalar vapores de aloe vera e sândalo.

Reprimir a necessidade de SALIVAR OU CUSPIR, provoca: tontura, coriza, perda de peso e de apetite, dificuldades respiratórias e de deglutição.
Isso pode ser solucionado com: repouso e uma conversa agradável (a qualidade da conversa que temos, segundo o Ayurveda, influencia nossa saúde!!!).

Reprimir a necessidade de LIMPAR O MUCO DA GARGANTA, provoca: mais acúmulo de muco, soluços, perda de peso e de apetite, dificuldade de engolir e respirar e problemas cardíacos.
Isso pode ser solucionado com: ingestão de bebidas quentes preparadas com açucar mascavo, pippali (pimenta-longa) e gengibre fervidos juntos na seguinte proporção: 3 partes de açucar para 1 de pippali e 1 de gengibre.

Reprimir a necessidade de RESPIRAR, provoca: embotamento mental, formação de tumores e problemas cardíacos.
Isso pode ser solucionado com: repouso, ingestão de alimentos quentes (principalmente depois de fazer exercícios ou quando se está cansado, pois acalma Kapha).

Reprimir a necessidade de VOMITAR, provoca: dificuldades respiratórias, perda de apetite, problemas de pele, coceira nos olhos, lepra, inchaço dos membros inferiores e doenças contagiosas.
Isso pode ser solucionado com: jejum, inalar vapores de aloe vera e sândalo, enxaguar a boca com estas mesma plantas, utilizar purgativos.

Reprimir a necessidade de BOCEJAR, provoca: enfraquecimento dos sentidos, dores de cabeça, rigidez de membros, deformação das maçãs do rosto.
Isso pode ser solucionado com: alimentos e ervas que equilibram o humor Vatta (consulte um terapeuta ayurvédico para saber mais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário