Digite seu e-mail aqui e receba os novos post´s:

Viva com mais energia LugarYINcomum

terça-feira, 30 de março de 2010

Musica das ex-feras 1

A musica é uma das mais sublimes expressões humanas. Ela já nos acompanha desde o útero com o som ritmico que ouvimos dentro da barriga da mãe. Quando nascemos ela estará presente de forma mais reconhecível através dos cantos, da música do rádio e dos aparelhos sonoros, do instrumento tocado por um familiar, ou então de forma menos perceptível atráves do ritmo irregular dos carros na rua, do som dos insetos, pássaros, dos miados dos gatos namorando a noite e dos cães que ladram para alguém que passa na rua.
A música nem sempre vai surgir de forma estruturada, melódica ou harmoniosa. Pra quem sabe ouvir, haverá música em todos os lugares.
Obviamente alguns sons serão mais ressonantes e outros mais dissonantes. Esta diferença é importante, pois começamos a estabelecer uma percepção estética da apreciação dos sons. De fato, quanto mais harmoniosos são os sons maior será a tendência de apreciá-los mais do que sons desagradáveis que chamamos de ruídos.
Os sons harmoniosos nos ajudam a recuperar nossas energias ao passo que os ruídos dissonantes tendo a nos trazer tensões e gera estresse.
A cidade produz muitos ruídos voluntária e involuntariamente.
A forma não-natural de vida que temos na cidade produz sua própria música. Ela é por vez dissonante e cacofônia e com isso aumenta nosso nível de estresse.
Por isso devemos tratar de sanar nosso organismo da massa sonora dissonante que somos expostos diariamente, pois sem perceber, vamos nos contraindo, tensionando e mutilando nossos sentidos diante das forças sonoras por vezes destrutivas das cidades.
O morador da cidade muitas vezes é retratado como mais individualista e autocentrado do que as pessoas que vivem no interior. Apesar deste estereótipo não ser hoje mais tão aceito observamos de fato um ritmo mais cadenciado na vida das pessoas de pequenas localidades ou mesmo da área rural.
Além das pressões sociais menores uma das razões para a maior tranquilidade da vida fora das grandes cidades é o contato mais próximo a natureza.
A natureza é uma natural produtora de sons de freqüência alfa. Estes sons nos induzem ao relaxamento mais profundo e permitem que descansemos mais e com isso aliviamos as tensões habituais da experiência de vida.
Então é essa música, muitas vezes não percebida, que é produzida pelo meio ambiente natural quem nos ajuda a reconectar com nosso interior e receber alívio.
Os sons alfa da natureza nos reconectam com este estado natural de tranquilidade. Uma tranquilidade que só as mães conseguem passar para seus filhos como aquele som único de dentro do útero da mãe.
Só que desta vez se tratam do som do útero gigante da Mãe Terra.
Quero convidar todos permitirem-se conhecer uma música maior que transcende as canções tocadas por instrumentos humanos, mas tocada pela sinfônica das cachoeiras, pelos pizzicatos da chuva e pelos sopros dos ventos.
Essa é a música das ex-feras.

Dica: Veja o filme Som do coração.
Dica 2: Compre, grave, peça emprestado um CD exclusivamente com sons da natureza. Desligue a TV uma hora mais cedo antes de dormir e coloque este som baixinho pra tocar em sua casa ou apenas em seu quarto. Prepare-se para uma boa noite de som reparador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário