Digite seu e-mail aqui e receba os novos post´s:

Viva com mais energia LugarYINcomum

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Sutra do Buda da Medicina - Parte 10

Ananda, se o rei, a rainha, as consortes do rei, o príncipe, os altos escalões, primeiros-ministros, serventes do palácio, autoridades ou o povo em geral estiver atingido por doenças ou outras dificuldades, será preciso confeccionar bandeirolas da longevidade de cinco cores, acender as lamparinas votivas. Deve-se liberar vários seres sencientes, espalhar flores coloridas e queimar vários tipos de incenso. Assim, vão se recuperar das enfermidades que sofreram e serão libertados de muitas dificuldades.
Ananda voltou a dirigir uma pergunta ao Bodhisattva do Auxílio Salvador:
- Bom homem, como é uma vida que já está prestes a acabar pode ter sua duração estendida e ser beneficiada por essas diversas práticas?
O Bodhisattva do Auxílio Salvador rspondeu:
-Grande Virtuoso, já não conheces os nove tipos de morte desafortunada sobre os quais falou o Buda? Por isso recomendo que confeccionem as bandeirolas da longevidade, acendam lamparinas e cultivem as várias bênçãos e virtudes, para que ninguém tenha de passar por sofrimento na vida.
Ananda indagou então:
- Quais são os nove tipos de morte desafortunada?
O Bodhisattva do Auxílio Salvador explicou:
- Digamos, por exemplo, que haja seres sencientes sofrendo de doenças sem gravidade, mas não disponham de médicos, remédios ou cuidados. Mesmo que acabem por encontrar um médico, é-lhes receitado o medicamento errado. Como a doença não é grave, não se espera que morram, mas, infelizmente, morrem.
Alguns desses seres, acreditando em práticas mágicas e heréticas nocivas, procuram mestres maléficos que, com arrogância , fazem previsões de catástrofes ou de sorte grande. Com base nisso, a vida deles se torna instável e cheia de medo, enquanto seu coração e sua mente se voltam para a direção errada. Inseguros, procuram métodos de adivinhação para prever os desastres e abatem diferentes seres sencientes em rituais de sacrifício para pedir bênção e a proteção de divindades e espíritos de montanhas e rios. Apesar de almejarem prolongar sua vida, acabam descobrindo que isso não é possível. Em razão de sua estupidez e confusão, seus pontos de vista são invertidos e subseqüentemente sofrem morte desafortunada. Renascem no inferno sem esperança de liberação. Esse é o primeiro tipo de morte desafortunada.
O segundo tipo é a execução prescrita pela aplicação das leis vigentes em determinado país. O terceiro tipo resultado de um estilo de vida complacente em que a pessoa caça por prazer, farreia, embebeda-se e entrega-se a comportamento libertino e desregrado. Por essa futilidade sem limites, sua morte advém mediante roubo de energia vital realizado por seres não-humanos. Morrer queimado é o quarto tipo de morte desafortunada. O quinto tipo é a morte por afogamento. Ser devorado por animais selvagens é o sexto tipo. O sétimo tipo de morte desafortunada é pela queda de um precipício. O oitavo tipo é a morte causada por veneno, maldição, encantamento ou por um morto-vivo. O nono tipo de morte desafortunada é a causada por fome extrema que não encontra alívio. Essas são as mortes desafortunadas sobre as quais o buda falou brevemente. São nove os tipos aqui mencionados, mas há muitos outros, sendo difícil listá-los todos.
Portanto, Ananda, cabe ao Rei do Julgamento do Inferno cuidar do registro de boas e más ações. Seres sencientes que não respeitem seus pais ou cometam uma das cinco violações, que prejudiquem ou caluniem a Jóia Tríplice, que infrinjam as leis de seu país ou transgridem os Cinco Preceitos terão seus atos pesados e avaliados pelo Rei do Julgamento do Inferno, que os punirá correspondentemente. É por isso que agora aconselho todos os seres sencientes a acender lamparinas, confeccionar bandeirolas da longevidade e cultivar méritos pela prática de libertar seres cativos para que possam passar sem dificuldades pelo sofrimento e pela fadiga.
Participavam da assembléia, naquela ocasião, doze generais yakshas,. Estavam presentes desde o início. Seus nomes eram:

General Kumbhira General Indra General Vajra General Vajra
General Mihira General Sgrahdsin General Andira General Sindura
General Anila General Catura General Shandira General Vikarala

Esses doze generais yakshas, cada qual com seu séqüito de sete mil integrantes, elevaram a voz em louvor de Buda, dizendo:
- Finalmente! Em virtude das bênçãos do poder onisciente do Buda, podemos agora ouvir os nomes do Mundialmente Honrado Buda da Medicina da Radiância do Puro Cristal e deixar de temer os três mundos inferiores. Nós, de comum acordo, nos refugiamos no Buda, no Darma e na Sanga por toda a vida sob a forma atual. Juramos nos responsabilizar por todos os seres sencientes e trabalhar pelo seu bem. Em decorrência disso, haverá abundante paz e alegria. Seremos os protetores de aldeias, vilas, cidades, países, florestas e de todos os lugares que conheçam este sutra, assim como todos os seus habitantes que consagrem os nomes do Buda da Medicina da Radiância do Puro Cristal e a eles façam oferendas respeitosas. Todos encontraram alívio para seus sofrimentos e aflições; e todos os desejos existentes serão realizados. Quem buscar alívio para uma doença específica ou para uma situação particularmente difícil deve simplesmente recitar este sutra. Utilizando as bandeirolas de cinco cores, façam um nó para cada um de nossos nomes. Depois de realizados os seus desejos, poderão desatar os nós.
Naquele momento, o Mundialmente Honrado enalteceu os generais yakshas, dizendo:
-Excelente! Muito bem! Vosso desejo de proteger todos os seres sencientes e de lhes propiciar felicidade e paz é uma forma adequada de expressar gratidão ao Buda da Medicina da Radiância do puro Cristal.
Então, Ananda perguntou ao Buda:
- Mundialmente Honrado, de agora em diante, como devemos nos referir a esta prática do Darma e como preserva-la respeitosamente?
O Buda respondeu a Ananda, dizendo:
-Esta prática do Darma é chamada de “Memórias Virtudes e Votos Originais do Buda da Medicina da Radiância do Puro Cristal”. Também pode ter como denominação “Poderoso Mantra e Propósito Combinado dos Doze Generais Yakshas para Beneficiar os Seres Sencientes”. Ou, ainda, “Prática da Remoção de Todos os Obstáculos Cármicos”. Assim ela deve ser chamada e preservada.
Quando o Bhagavan terminou de pronunciar essas palavras, a assembléia de bodhisattvas e mahasattvas, shravakas, reis e respectivos súditos, brâmanes, leigos, nagas, yakshas, gandharas, ashuras, garudas, kinnaras, mahoragas, seres humanos, não-humanos e todos ali reunidos se rejubilou com o que ouvira e recebeu com fé tais ensinamentos e práticas.

Namas Bhagavat Bhaishajyaguru Vaidurya Prabha Raja
Tathagata Arhat Samyaksambuddha Tadyatha Om Bhai shajya
Bhaishgajye Bhaishajya Samudgate Svaha.

(três vezes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário