Digite seu e-mail aqui e receba os novos post´s:

Viva com mais energia LugarYINcomum

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sutra do Buda da Medicina - Parte 8


Mundialmente Honrado, qualquer local onde este precioso sutra se fizer presente estará livre da ocorrência de mortes violentas, em razão da virtude dos votos originais do Buda da Medicina da Radiância do Puro Cristal, pelo fato de serem ouvidos os seus nomes e devido à consagração deste sutra. Aqueles que moram na área serão protegidos contra a apropriação de sua energia vital por fantasmas. Quem dessa forma tiver sido privado dela receberá de volta sua energia vital e gozará de paz corporal e mental.
O Buda então respondeu a Manjushri:
-Isso mesmo Manjushri, é como dizes: homens e mulheres de pura fé que desejarem fazer oferendas ao Mundialmente Honrado Buda da Medicina da Radiância do Puro Cristal primeiro irão colocar a imagem do Buda em local limpo e tranqüilo, cercá-la de várias flores, incenso perfumado e flâmulas e bandeirolas coloridas.
Durante sete dias e noites, deverão observar os Oito Preceitos, fazer dieta vegetariana, banhar-se para que o corpo fique limpo e perfumado, e vestir roupas limpas. A mente deverá estar livre de perturbações, raiva, desejo de lesar, de modo a permitir o surgimento de uma mente benfazeja, que dirija paz, bondade amorosa, compaixão, alegria, equanimidade e igualdade a todos os seres sencientes. Além de caminhar ao redor da estátua do Buda na direção horário, tocando tambor e entoando canções de jubiloso louvor, eles deverão contemplar os votos de grande virtude do Buda, estudar e recitar este sutra, ponderar sobre os significados e falar para revelar o ensinamento profundo. Se essas práticas puras forem seguidas, todos os seus desejos serão realizados. Aqueles que buscam a longevidade a terão. Quem desejar um cargo no governo o alcançará. Todos os que quiserem abundante riqueza a receberão. Quem almejar o nascimento de um filho homem ou de uma filha mulher terá seus desejos realizados.
Se repentinamente alguém começar a ter pesadelos ou a ser perseguido por aparições, passar a ver agourenta reunião de pássaros estranhos ou perceber a ocorrência de vários fenômenos anormais ao redor de sua casa, basta que essa pessoa ofereça vários objetos bonitos, feitos de finos materiais, para que todos esses maus presságios desapareçam sem causar nenhum dano. Aqueles que tiverem medo por causa de inundações, incêndios, calamidades ou guerras, experiências próximas à morte ou animais selvagens como elefantes, leões, tigres, lobos, ursos marrons, serpentes venenosas, escorpiões, lacraias, centopéias, mosquitos e moscas picantes, quando contemplarem o Buda com devoção e respeitosamente lhe fizerem oferendas, verão que todos os temores desaparecerão. Caso o medo seja causado por invasão realizada por outros países, rebeliões internas ou atividades de bandidos e criminosos, a contemplação respeitosa do Buda aliviará esses temores.
Mais ainda, Manjushri. Suponha que haja bons homens e mulheres de pura fé que a te o momento da morte não tenham seguido o caminho de nenhuma outra fé e tenham se refugiado no Buda, no Darma e na Sanga e observado os vários conjuntos de preceitos, como os Cinco Preceitos, os Dez Preceitos, os Quatrocentos Preceitos do bodhisattva, os Duzentos e Cinqüenta Preceitos do bhikshu e os Quinhentos Preceitos da bhiksshuni. Se acaso violarem algum dos preceitos durante a prática e brotar neles o medo de renascer em um dos três reinos inferiores, poderão garantir que tal não acontecerá concentrando-se na contemplação dos nomes do Buda e fazendo respeitosas oferendas.
Uma gestante em meio às dores do parto perderá todos os medos e apreensões se recitar o nome do Buda como oferenda. Devido ao nascimento tranqüilo, o bebê terá a forma e as cinco faculdades perfeitas e completas. Seu semblante será muito agradável e todos se deleitarão ao vê-lo. Essa criança será inerentemente esperta, terá existência pacífica e irá enfrentar poucas enfermidades. Nenhum ser não-humano conseguirá tomar a energia vital dessa criança.
Então dirigindo-se a Ananda, o Mundialmente Honrado disse:
- Reconheço todas as virtudes do Mundialmente Honrado Buda da Medicina da Radiância do Puro Cristal. Esse estado virtuoso é compartilhado por todos os Budas como resultado de sua profunda prática, mas é de difícil compreensão para as pessoas comuns. E tu, Ananda, acreditas nisso?
Ananda respondeu:
- Mundialmente Honrado, quanto ao sutra pronunciado pelo Buda, não tenho dúvida nenhuma. E por quê? Porque todas as atividades provenientes do corpo, da fala e da mente do Buda são totalmente puras. Podem o Sol e a Lua cair do céu e a mais alta montanha desmoronar, mas as palavras de todos os Budas não se alterarão. Mundialmente Honrado, existem muitos seres ainda não dotados das raízes da fé. Depois de ouvir a exposição sobre o estado profundo compartilhado por todos os Budas, esses questionam por que benefícios tão extraordinários seriam desfrutados por alguém que simplesmente tenha contemplado e recitado os nomes do Buda da Medicina da Radiância do Puro Cristal. Em razão dessa falta de confiança, chegam até a se engajar em calúnias. Conseqüentemente, permanecem na interminável treva da ignorância, perdendo a oportunidade de receber grandes benefícios e felicidade e caindo repetidamente nos vários mundos inferiores.
O Buda disse a Ananda:
- Quanto a esses seres sencientes em particular, se ouvirem os nomes do Mundialmente Honrado Buda da Medicina da Radiância do Puro Cristal e os consagrarem sem dúvida ou hesitação, poderão despreocupar-se e sequer pensar em cair para os planos inferiores de existência. Essa é a prática extremamente profunda de todos os Budas, Ananda, embora para a maioria seja difícil de acreditar e compreender. A sua própria compreensão disso, Ananda, também pode ser creditada ao poder das práticas dos Budas. Todos os shravakas, pratyeka-buddhas e bodhisattvas que ainda não ascenderam ao primeiro dos dez estágios da evolução de bodhisattva ainda não são capazes de compreender a verdadeira natureza desta prática. Apenas os bodhisattvas que se tornarão Budas na próxima vida já a entendem de fato. O nascimento em forma humana é raro, Ananda. A fé na Jóia Tríplice tampouco é fácil de ser encontrada. Contudo, ainda mais difícil de alcançar é a oportunidade de ouvir os nomes do Mundialmente Honrado Buda da Medicina da Radiância do Puro Cristal, que praticou ilimitadas disciplinas espirituais de bodhisattva, além de ter desenvolvido inumeráveis e maravilhosos meios hábeis e de ter cumprido muitos votos grandiosos. Se eu fosse discorrer sobre as disciplinas, os meios hábeis e os votos desse Buda, o tempo de um kalpa ou mais não bastaria para descrevê-los completamente, porque são vastos e ilimitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário