Além desses, Manjushri, há seres sencientes que violam preceitos, mesmo depois de terem recebido os ensinamentos de Buda. Há também os que observam os preceitos em si, mas violam as regras e normas pertinentes à vida diária. E há quem seja bem sucedido na observância dos preceitos e no cumprimento das regras e normas do cotidiano, mas que não têm a opinião correta. Em seguida, existem os de opinião correta, mas que desperdiçam ou evitam a oportunidade de aperfeiçoar seu aprendizado e, assim, não conseguem encontrar o significado profundo dos ensinamentos de Buda. E, então, há aqueles que procuram oportunidades de aprender, mas o fazem com atitude arrogante. A presunção os impede de adquirir conhecimento, mas eles continuam se considerando certos, achando que todos estão sempre errados. Tal mentalidade o leva a criticar o Darma e a solapar sua compreensão da verdade. Praticando o Darma com ignorância e incorreção, acabam por influenciar negativamente outras pessoas, levando-as a cair em perigoso abismo. Todos esses se encontrarão migrando incessantemente pelos planos inferiores. Todavia, se conseguirem ouvir o nome do Buda da Medicina da Radiância do Puro Cristal, poderão abandonar as práticas nocivas e realizar as benéficas, deixando de passar pelos mundos inferiores.
Entretanto, se esses seres conseguirem ouvir o nome do Buda da Medicina da Radiância do Puro Cristal, eles poderão abandonar as práticas maléficas e adotar as benfazejas, não mais entrando nos reinos inferiores. Alguns serão incapazes de rejeitar suas práticas perniciosas de imediato e, por isso, cairão nos mundos inferiores. Ali, pelo poder dos votos do Buda, quando por fim ouvirem o nome dele sendo recitado, mesmo que por um fugaz momento, terão concluída sua existência nesses mundos e renascerão no plano humano. Então, adquirindo opinião e diligências corretas, conquistarão adequadamente a mente da alegria. Em conseqüência, conseguirão abdicar da vida convencional para se lançar à vida monástica. Serão capazes de receber os preceitos e guiar-se por eles, sem violá-los. Aproveitando a oportunidade de ouvir o Darma com a visão correta, se tornarão aptos a compreendê-lo em nível muito profundo. Sem ignorância ou incorreção em sua prática, desenvolverão gradualmente características de bodhisattva e logo alcançaram a plenitude.
Manjushri, seres sencientes avaros, gananciosos, invejosos, convencidos, presunçosos e desdenhosos dos demais cairão e ficarão nos três mundos inferiores durante incontáveis milhares de anos. Depois de lá passarem por grandes dores e sofrimentos, nascerão novamente no plano humano, mas como vacas, cavalos, camelos ou asnos – animais que levam cargas pesadas e percorrem longas distâncias. Constantemente sujeitos a chibatadas, sede e fome, serão levados à exaustão e à angústia. Ou, se nascerem como humanos, será em condições muito diferentes e desprezíveis. Como servos ou escravos de outras pessoas, terão sempre de cumprir ordens e trabalhar para os outros sem gozar de liberdade para si mesmos.
Contudo, se em vidas anteriores no mundo dos homens tiverem ouvido o nome do Buda da Medicina da Radiância do Puro Cristal e puderem dele se recordar, poderão honesta e entusiasticamente se refugiar no Buda. Por causa do singular poder de arrebatamento espiritual desse Buda, eles serão libertados de todos os sofrimentos. Todas as suas faculdades se tornarão agudas, e eles serão sábios e cultos, buscando constantemente o supremo Darma. Conseguirão conhecer amigos benfazejos que os encorajarão a desenvolver a virtude. Serão capazes de cortar os nós dos fios emaranhados; assim como de atravessar a carapaça da ignorância e de interromper o rio de pensamentos iludidos. Ficarão livres de preocupações, sofrimentos e agitações que acompanham o nascimento, o envelhecimento, a enfermidade e a morte.
Do mesmo modo, Manjushri, as pessoas que têm por hábito cultivar a oposição e a divisão, envolver-se em conflitos e litígios, exasperando a si próprias e aos demais por meio do corpo, da fala e da mente, são reses que intensificam a incidência do mal e dos atos malévolos. Eles invocam espíritos que residem em montanhas, florestas, árvores ou tumbas, tais como yakshas ou rakshasas. Abatem um ser senciente e oferecem seu sangue e sua carne em sacrifício. Em seguida, escrevem o nome da pessoa de quem querem se vingar e desenham sua imagem, utilizando técnicas de bruxaria para lançar sua maldição sobre ela. Empregam bruxaria e poções mágicas para lesar a vítima de suas práticas malévolas. Ousam mesmo utilizar encantamentos para invocar os mortos, que, sob seu comando, ferem ou até matam a vítima escolhida.
No entanto, se ouvirem o nome do Buda da Medicina da Radiância do Puro Cristal em meio a essas atividades malévolas, suas intenções danosas deixarão de ter efeito nocivo. Gradualmente, a mente compassiva surgirá nos feiticeiros e em suas vítimas, que serão beneficiados com paz e alegria. Não estando mais presente a mente cheia de ódio, destruição e vontade de prejudicar, esses indivíduos se sentirão felizes e satisfeitos com o que receberam troca, dispensando a antiga necessidade de maltratar ou dominar uns aos outros. Em vez disso, encontrarão abundantes benefícios mútuos.
Agora, Manjushri, no que concerne aos bhikshus e bhikshunis, leigos, bons homens e mulheres de pura fé, se eles receberem e observarem os Oito Preceitos de Purificação por um ano, ou mesmo por três meses, terão estabelecido boas raízes. Em virtude de seu aperfeiçoamento, desejarão nascer na Terra Pura da Suprema Bem-Aventurança do Buda Amitabha para ouvir e aprender o Darma correto. Contudo, talvez não tenham ainda desenvolvido a indispensável determinação para lá nascer. Nesse caso, à aproximação do momento do final de sua vida, se ouvirem o nome do Buda da Medicina, oito grandes bodhisattvas virão em seu auxílio: Manjushri, Avalokiteshvara, o Mahabodhisattva do Grande Poder de Cura e Salvação, o Bodhisattva da Ilimitada Intenção do Significado, o Bodhisattva do Tesouro da Flor de Sândalo, o Bodhisattva da Medicina Suprema e Maitreya. Flutuando pelo céu, eles mostram a esses seres o caminho para a Terra Pura de numerosas flores multicoloridas, onde cada um renasce no centro de uma flor em botão.
Também pode acontecer de esses seres terem a determinação mais fraca ainda. Nesse caso, renascerão em um dos mundos celestiais. Apesar de terem de renascer, sua boas raízes permaneceram intactas. Portanto, depois da vida passada nos planos celestiais, não renascem em nenhum dos planos inferiores, mas no plano humano, para onde poderão vir como chakra-vartin, um soberano mundial de grande virtude que sem dificuldades une os quatro continentes e pacificamente estabelece incontáveis seres sencientes nos dez caminhos. Ou poderão nascer como xátrias, como brâmanes ou como membros de família importante e próspera, com numerosos parentes e grande abundância de riquezas e posses materiais. Eles terão boa aparência, serão astutos, sábios, corajosos e valentes, contarão com saúde física, força e energia. Ou, caso tenham sido mulheres anteriormente e tenham ouvido o nome do Buda da Medicina da Radiância do Puro Cristal, se o receberem de coração aberto e o respeitarem,não mais terão a forma feminina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário